×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 861
Imprimir esta página

Dúvidas Mais Frequentes

1) Como os segurados são representados no Instituto?

São representados pelo Conselho Municipal de Previdência formado por servidores ativos e aposentados, órgão deliberativo que acompanha e fiscaliza as ações administrativas do Instituto e que se reúne mensalmente.

2) O PREVICAP concede auxílio-natalidade, licença-maternidade, auxílio-doença ou auxílio-reclusão ao segurado?

Não. Com o advento da Emenda Constitucional nº. 103, de 2019, esses benefícios passaram a ser de responsabilidade do órgão ou entidade ao qual o servidor é vinculado.

3) A retenção da contribuição previdenciária do servidor, dá cobertura a assistência médica e odontológica?

Não, a contribuição previdenciária é unicamente para cobrir os benefícios previdenciários, conforme disposto na legislação.

4) O PREVICAP concede auxílio-funeral aos segurados?

Este benefício foi concedido pelo Instituto até 15/12/1998. Com a vigência da Emenda Constitucional nº. 20, de 1998, foi extinto.

5) O servidor que não usufruir da Licença-Prêmio terá este tempo contado em dobro para sua aposentadoria?

Não, este fato foi extinto pela Emenda Constitucional nº 20/98, por ser considerado tempo fictício.

6) O PREVICAP possui algum canal de comunicação com os segurados e cidadãos em geral, onde estes podem esclarecer dúvidas, receber informações ou fazer reclamações e denúncias de irregularidades?

Sim. O Instituto conta com Ouvidoria de Previdência, onde podem ser cadastradas diversas manifestações por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR. Acesse aqui: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/MG/Caparaó/Manifestacao/RegistrarManifestacao.